Você já ouviu falar sobre esse método?
Afinal, se a natureza já testou e chegou ao melhor método de plantio, então por que não analisar como ela funciona e aplicar isso na nossa agricultura? E é isso que a Agrofloresta faz. O ser humano observa, estuda e entende como funciona um ecossistema e coloca esse método em prática no seu plantio.
Sendo assim, a Agrofloresta é um sistema de produção que se baseia em como a natureza funciona. Ou seja, não há monoculturas (apenas uma espécie plantada) e sim várias espécies convivendo num mesmo espaço, da mesma forma que ocorre em um ecossistema. Em termos mais simples, também pode se definir como sendo uma forma de plantio que une a floresta (árvores) com a agricultura (comida).
Ao unir várias plantas juntas em um mesmo sistema, conseguimos produzir uma maior quantidade em um menor espaço. Diferentemente do que ocorre no método de monocultivo em que se necessita de grandes áreas para produzir apenas uma espécie.
Agora que trabalhamos melhor com o conceito, veremos algumas das vantagens da Agrofloresta:
– Garante uma maior quantidade e variedade de comida. Afinal, com esse sistema, conseguimos estar sempre colhendo algo independentemente da época e o melhor, de forma natural.
– Proporciona uma terra mais fértil, com menos erosão
– Ajuda na preservação de nascentes e da biodiversidade.
– Realiza a regeneração de áreas degradadas
– É um sistema que se nutre sozinho. Uma vez que, os próprios componentes dele produzem o que é preciso, necessitando assim de menos irrigação e adubo e descartando o uso de agrotóxicos.
Tendo em perspectiva o conceito e os benefícios, é necessário destacar, novamente, que para se implementar esse sistema é imprescindível muito estudo. Ele requer conhecimento de áreas como botânica e ecologia e também análise e compreensão do solo e de fauna.
Além disso, é preciso ressaltar que por mais que possa dar a impressão, essa forma de plantio não é limitada para grandes produtores. Afinal, ela pode ser adotada também por médios e pequenos produtores. Sendo assim, basta ter interesse no assunto e aprender sobre, que é possível implementar, independentemente se o objetivo é produção em larga escala ou para consumo próprio.
Levando em conta todos esses aspectos, é possível perceber que a Agrofloresta é uma oportunidade de nós seres humanos voltarmos a respeitar a natureza e entrarmos novamente em harmonia com ela, ao mesmo tempo em que mantemos nossa produção de alimentos.
Curtiu o assunto e quer saber mais?
Há um curso gratuito e online, oferecido pela Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo. Ele oferece um certificado e é destinado a pessoas da área, como agricultores, estudantes, técnicos e também ao público em geral. Sendo assim, é uma oportunidade de se aprofundar mais para quem tiver interesse.
https://agroflorestas.ambiente.sp.gov.br/
