@biologiaresumida_

Biologia Resumida

Resumos de biologia para ENEM, Vestibular, Reforço Escolar e mais!

Posts de atualidades e curiosidades na área

Novidade: Ebook Biologia Resumida!

O que podem indicar os anéis de crescimento das árvores?

Qual a relação dos anéis de crescimento das árvores com a idade delas e com as condições meteorológicas do passado?

A dendrocronologia é um método que por meios dos anéis de crescimento das árvores realiza a datação (descobre a idade delas). Isso ocorre por meio da contagem dos anéis de crescimento que elas possuem internamente.

Mas e é possível saber a idade delas, sem precisar arrancá-las? Sim, conseguimos isso por meio de um trado de incremento (sonda de Pressler), o qual retira uma tira de madeira bem fina, que percorre todo o caminho até o centro da árvore (como se fosse um saca rolha) e assim é possível contar os anéis daquele pedaço retirado em especifico, sem precisar cortar a árvore inteira.

Fonte: Superinteressante

É importante destacar que o ano de crescimento de uma árvore não é correspondente a 12 meses e sim ao período de tempo que ela cresceu naquele ano. Afinal, o crescimento das árvores é influenciado pelo clima em que se encontram e claro, por fatores como disponibilidade de luz, água, nutrientes e temperatura. Por exemplo, uma árvore que normalmente cresceria por volta de 8 meses, pode crescer durante 11 meses, se estiver em um clima favorável. Assim sendo, foi descoberto que essas condições acabam afetando as características dos anéis de crescimento delas, como nos exemplos a seguir:

Fonte: Nasa

– A coloração dos anéis pode indicar em que estação a madeira cresceu: os anéis mais escuros representam que ela cresceu no final do verão e outono, já os claros representam que ela cresceu na primavera e no início do verão.
– Além disso, em condições adversas as plantam entram em dormência. Sendo assim, em tempos secos e frios os anéis são mais finos e há um menor crescimento. Já em climas temperados os anéis são mais largos (quando há chuva e temperaturas mais quentes, que são fatores favoráveis), indicando um maior crescimento naquele ano.

Com esses aspectos, podemos ver que é possível além de descobrir há quanto tempo uma árvore existe, ainda podemos saber como eram as condições ambientais de cada ano de vida da árvore estudada. Por indicar questões climáticas passadas, os anéis de árvores são considerados proxies climáticos. Que basicamente são características físicas do passado que estão preservadas e que conseguem fornecer informações sobre como eram as condições meteorológicas de anos atrás.

Obs: além dos anéis, também são proxies, sedimentos recolhidos do fundo de lagos e oceanos, núcleos perfurados de gelo da Antártida, entre outros.
Dessa forma, a partir desses conhecimentos, poderíamos analisar o quanto as condições meteorológicas de certas regiões mudaram com o passar dos anos e até estudar aspectos como o aquecimento global e como as ações do homem vem influenciando e gerando drásticas mudanças climáticas. E é claro, pode também nos ajudar a prever quais serão os padrões climáticos futuros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Ebook
Sobre

PROFESSORA

Júlia Ferrarini

Me formei em Ciências Biológicas – Licenciatura, na Universidade de Caxias do Sul (UCS) em 2020. Comecei a atuar na área em 2019, dando aulas particulares em um cursinho pré vestibular.

Resolvi criar esse site, para disponibilizar à todos resumos de diversos assuntos dentro da Biologia. Espero que vocês curtam, e o mais importante, claro, aprendam muito com eles.

@biologiaresumida_