A fotossíntese transforma substâncias inorgânicas em orgânicas, com o objetivo de fornecer nutrição para aqueles que a realizam (seres autotróficos) . Nesse resumo, entenderemos melhor como esse fenômeno ocorre, quais são as etapas e substâncias envolvidas, bem como os produtos finais que são gerados/liberados.