Águias, gaviões e falcões
Num primeiro instante, veremos aspectos mais científicos para diferenciá-los. Em questões de classificação, tanto os gaviões quanto os falcões e as águias pertencem a classe das aves e fazem parte da Superordem Neognathae. Outro aspecto que eles têm em comum, é que todos eles, são considerados aves de rapina.
E que características em comum, compartilham as aves de rapina? São aves de rapina aquelas que possuem:
- Alimentação a base de carne (carnívoras)
- Adaptações como: garras fortes, bico afiado e curvado, voo poderoso e uma ótima audição e visão. Elas enxergam 2 a 8x mais que o homem e possuem olhos voltados para frente, que permitem uma visão binocular, a qual ajuda na noção de profundidade e distância, facilitando assim o cálculo de manobras áreas para realizar o ataque as suas presas.
Esse termo: “rapina” possui origem no latim e significa “raptar”, ou seja, faz referência a uma forma que alguns animais obtêm seus alimentos. Além das ordens Accipitriformes, da qual são exemplos de membros as águias e os gaviões e da Ordem Falconiformes, da qual o falcão faz parte, há outras que também são classificadas como aves de rapina, como a Cathartiformes e a Strigiformes.
A primeira diferença entre eles, já foi apontada no paragrafo anterior: os falcões, já não fazem parte da mesma ordem que os gaviões e as águias.
Agora que vimos uma parte mais técnica, veremos as características anatômicas e comportamentais que os diferem.
Por mais que pertençam a mesma família, as águias e os gaviões se diferem pelos seus tamanhos. Sendo que os gaviões apresentam um porte menor que as águias. As águias apresentam um porte grande, possuindo os maiores representantes entre os três animais.
Já os falcões se diferem mais ainda deles, pois apresentam uma diferença tanto na anatomia de suas asas quanto na sua forma de caçar. Os falcões possuem asas pontiagudas e estreitas e matam suas presas com o bico na hora da caçá-las, diferentemente dos gaviões e das águias que utilizam as garras para atacar as presas.
Fonte: Aves de Rapina
Aproveitando que estamos falando deles, fica aí um fato interessante para você: o nome pode enganar, mas o tão conhecido “Gavião-Real” é na verdade uma águia e não um gavião, como muitos presumem.
Espero que esse post tenha te ajudado a diferenciar com mais facilidade esses 3 animais! E se quiser conferir outros posts de curiosidades no blog. Na semana passada falamos sobre: Por que só vemos a flor dama-da noite aberta de noite? e sobre Por que uma fruta estragada pode afetar as outras?