Você sabia, que em caso de suspeita de dengue, há remédios que são contraindicados?
A dengue é uma doença causada por um vírus do gênero Flavivírus e o vetor desse vírus, é o (já muito conhecido) mosquito Aedes aegypti (fêmea).
Ainda não possuímos vacina para essa virose, pelo fato de o vírus da dengue ter uma alta variabilidade antigênica. Sendo assim, o melhor meio de prevenirmos essa doença, é o controle de insetos.
Agora que já sabemos um pouco mais sobre ela, vamos ao principal assunto desse post: provavelmente, você já deve ter ouvido falar que “em caso de suspeita de dengue, alguns medicamentos são contraindicados”, mas você sabe quais são eles e o porquê que devemos evitar tais medicamentos?
Antes de entender, precisamos relembrar, que essa doença costuma afetar as células do baço, fígado e medula óssea e alguns dos principais sintomas dela são: febre alta, dores no corpo, fraqueza, pequenas manchas avermelhadas, náuseas e sangramentos.
Sendo assim, medicamentos como os salicilatos e salicilamida (ex: ácido acetilsalicílico – Aspirina, Coristina D, Engov) são anticoagulantes, ou seja, interferem na coagulação sanguínea (processo que tende a parar sangramentos e hemorragias), consequentemente, se ela é afetada, pode ocorrer um agravamento desses sintomas.
Anti-inflamatórios não hormonais (ex: ibuprofeno, diclofenaco), também podem agravar sangramentos, por gerarem irritações no estômago.
Além desses, no caso da dengue hemorrágica, há o paracetamol (que é contraindicado para portadores de doenças hepáticas, imunossupressoras e AIDS), afinal o vírus da dengue pode desencadear uma necrose hepática, sendo assim, ao ingerir esse remédio, os efeitos podem agravar o processo, podendo levar até a uma falência do órgão.
Por isso, como sempre ouvimos em comerciais, o melhor em caso de suspeita de dengue, é procurar um médico, para saber qual o melhor tratamento para o seu organismo, a fim de evitar qualquer agravamento desnecessário do caso, devido a uma automedicação errada.
Se curtiu o assunto e quer ver mais posts como esse de curiosidades, há vários aqui no blog, como:
– Pele de tilápia para tratamento de queimaduras
– Qual a diferença entre chifre e corno?
– Como era conservada a carne antes de inventarem a geladeira?
– Como se calcula a idade de um cachorro em “anos humanos”?
Além desses há muitos outros, é só acessar a página inicial aqui do blog.
E se você tá procurando por um material de estudos completo de biologia, te convido a conhecer o ebook do Biologia Resumida, ele conta com 77 resumos e 421 questões de vestibular.